Amendoim – Conheça todos os benefícios

Amendoim

Conhecendo o Amendoim

O amendoim é considerado uma leguminosa bastante rica em ferro, e seus valores nutricionais se comparam ao do feijão, ele é rico naquelas “gorduras do bem” cientificamente chamadas de gorduras monoinsaturadas e ômega.

Ele também é rico em proteínas, fibras e fitosteróis que são componentes com grande efeito anticancerígeno. Também é bastante conhecido como um antioxidante que ajuda a evitar o Alzheimer pois também possui vitaminas B, E magnésio, fósforo, potássio e zinco.

4 Benefícios do amendoim à saúde

1- Contribui para a perda de peso

Perda de peso
Perda de peso

Por conter uma combinação de três macronutrientes — gordura, proteína e carboidrato — o amendoim contribui para uma refeição completa. Nesse sentido, Cyntia pontua que a leguminosa “ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade e faz a fome demorar mais para aparecer”.

2 – Reduz o risco de diabetes

Diabetes
Diabetes

De acordo com uma pesquisa publicada no “Journal of the American Medical Association”, ingerir o alimento pelo menos cinco vezes por semana — em uma quantidade de duas colheres de sopa de manteiga ou creme de amendoim — pode auxiliar na redução do risco de desenvolver diabetes em quase 30%.

3 – Ajuda a prevenir câncer

Devido à presença de algumas substâncias como fitoesteróides, resveratrol, ácido fítico e ácido fólico, a leguminosa pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, que é o terceiro câncer mais comum do mundo e um dos mais letais.

4 – Protege o sistema nervoso

O amendoim é uma excelente fonte alimentar para garantir o suprimento adequado de vitamina B3, também conhecida como niacina. De acordo com Cyntia, “o consumo regular dessa substância pode ajudar na proteção contra o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer e o declínio cognitivo que se apresenta com o avanço da idade”.

Fonte: IstoÉ

Leia também: Proteínas- conheça 4 proteínas fáceis de preparar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.