Festa Junina – 5 curiosidades sobre sua origem

Festa Junina

Origem da Festa Junina

A festa junina é realizada em todo Brasil não somente no mês de Junho mas também em Julho. Três santos populares são comemorados: Santo Antônio, São Pedro e São João. Essa festa já era popular na Europa e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, e foi se intensificando e se adaptando aos nossos costumes, recebendo influencias culturais mas normalmente as comidas, bebidas e símbolos são iguais em todos os estados.

Fogueiras possuem significados

É comum pensar que as fogueiras servem apenas para esquentar o ambiente, já que essas festividades acontecem durante o inverno no Brasil, mas não é pelo clima que se acende o fogo. De acordo com a tradição católica, cada base da fogueira é em homenagem a um santo. No nascimento de São João, sua mãe anunciou a chegada do filho à Maria por meio de uma fogueira, e a de base arredondada que se forma uma pirâmide ficou para representá-lo. A festa desse santo ocorre no dia 24.

Balões levando os desejos

Atualmente, a prática de soltar balões é proibida devido ao alto risco de incêndios, mas, quando era permitido, eles iam para o céu representando os desejos das pessoas que o soltavam. O pensamento era de que ele chegasse até São João para que os pedidos fossem atendidos.

Quadrilha na verdade é Quadrille

A dança tradicional dos festejos juninos, a quadrilha, foi adaptada pelos brasileiros adicionando novas músicas e passos, entretanto, o que serviu como base para essa criação foi a Quadrille (dança de 4 pares, em tradução livre), dança da nobreza européia, mais especificamente francesa, que chegou ao Brasil no século 19, por meio dos portugueses.

O nome não é apenas devido ao mês

Nos outros países que realizam a festa e que também são de maioria católica, a festa possui o nome de “Joanina” para que haja uma homenagem ao São João. No Brasil, esse nome se assemelha ao nome do mês que é comemorado, e por isso se adaptou para “Junina”. Inclusive, algumas vezes a festa se estende por mais um mês e é denominada “Julina”, por conta do mês de julho.

Fonte: TopView

Leia também: Felicidade – Veja dicas incríveis para uma vida positiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.