Menopausa – Ginecologista dá dicas para melhorar a qualidade de vida

O que é a menopausa

A menopausa é um período natural do envelhecimento da mulher e marca o fim da fertilidade, causando mudanças físicas, psíquicas, hormonais e sexuais. Contudo, apesar de os avanços em certos temas de saúde feminina, essa fase ainda segue envolta de mitos e, por isso, é comumente apontada como fator para baixa qualidade de vida. 

Anamarya Rocha, ginecologista exclusiva da JK Estética Avançada, explica que para chegar a menopausa há um período de preparação, denominado climatério, entre os 45 e 55 anos. “Nessa fase, a queda do estrogênio (hormônio produzido pelos ovários) pode causar diversos sintomas, como ondas de calor, tonturas, palpitações, suores noturnos, distúrbios do sono, depressão, irritabilidade, irregularidade menstrual, ressecamento e maior propensão à infecção urinária”, destaca. “A longo prazo, a queda do estrogênio pode aumentar o risco de doenças cardíacas, causar osteoporose e contribuir para obesidade, diabetes, colesterol alto e Alzheimer”, completa a especialista. No entanto, esses possíveis fatores não impedem uma vida saudável e de qualidade.

Dicas parar melhorar a qualidade de vida na menopausa

O período é natural, transitório e não pode ser evitado. Sendo assim, não existe remédio para menopausa. No entanto, o acompanhamento ginecológico é essencial, principalmente para mulheres que sentem os sintomas com mais intensidade, podendo ser recomendada a reposição hormonal, por exemplo. “O tratamento deve ser individualizado, considerando a gravidade dos sintomas, potenciais efeitos adversos e preferências pessoais”, esclarece a especialista.

A orientação para todas as mulheres que chegam a menopausa e querem melhorar a qualidade de vida durante essa fase é: manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos.  

Confira 3 dicas para amenizar os efeitos:

  •  Praticar atividades físicas, para prevenir o ganho de peso típico da menopausa;
  • Iniciar um programa de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, para prevenir problemas como a incontinência urinária;
  • Realizar exercícios de levantamento de peso, para manter os ossos fortes e reduzir o risco de fraturas;

Dicas sobre alimentação ideal

Conseguir manter uma dieta equilibrada e saudável sempre é recomendado pelos médicos.  Para as mulheres que estão chegando ou já estão passando por essa fase é mais importante ainda, visto que, diversos alimentos podem aumentar essas sensações desagradáveis da menopausa.  O consumo de frutas, vegetais e grãos podem ajudar muito.

Existem alimentos que devem ser evitados durante a menopausa dentre eles estão os alimentos processados, os alimentos apimentados, alimentos ricos em gorduras, bebidas alcoólicas, cafeína em excesso.

Fonte: Istoé

Leia também: Frio: Com a chegada do frio veja os problemas que ele pode causar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.